fbpx
Início Gestão Coaching de carreira serve para quê?

Coaching de carreira serve para quê?

A utilidade primordial de um processo de Coaching é ajudar os Coachees a atingirem seus objetivos

0

Para entender para que serve o Coaching de Carreira, precisamos, primeiro, explicar o que é essa ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional tão poderosa.

Então, Coaching é uma assessoria que utiliza metodologias com validação científica criada especificamente para ajudar o usuário a realizar objetivos.

É um processo, por isso tem começo, meio e fim, onde o Coach (que é o profissional que conduz o processo) colabora com o Coachee (quem contrata o serviço) para estabelecer o caminho que vai seguir para ir do ponto A, ou seja, onde o Coachee está agora, até o ponto B, que é aonde quer chegar, e estimula o cliente a colocar o planejamento em ação.

E veja a seguir os motivos para contratar um programa de Coaching com foco em gestão de carreira:

Estabelecer metas e objetivos claros e alcançáveis

A utilidade primordial de um processo de Coaching é ajudar os Coachees a atingirem seus objetivos. Mas, às vezes, temos dificuldade de atingir os objetivos simplesmente porque eles estão mal definidos. E objetivos mal definidos em carreira pode ser muito prejudicial para um profissional.

Definir um futuro brilhante e um caminho até ele

Pronto! Você já sabe o que quer alcançar profissionalmente. Mas como faz para chegar lá?! Defina seu plano de ação para atingir seus objetivos fazendo sessões de Coaching.

Entender suas preferências comportamentais e estilo pessoal

Autoconhecimento é fundamental para o desenvolvimento pessoal e da carreira. Conheça a si mesmo para depois conhecer e entender as outras pessoas.

Desenhar seu planejamento de carreira

Não deixe sua carreira seguir ao sabor do vento. A partir do conhecimento do seu perfil e identificação dos seus interesses, é possível traçar seu planejamento de carreira que guiará suas ações.

Planejar sua mudança de carreira

Se dentro do seu planejamento de carreira tem previsto mudar sua área de atuação, o Coaching pode ajudar a tornar esse momento mais tranquilo.

Estar preparado para fases de transições de carreira

Momentos de transição de carreira, como o início da vida profissional, uma promoção para cargos de gestão, a troca de área de atuação ou mesmo a aposentadoria, podem ser turbulentos. Um processo de Coaching pode ajudar você a se preparar e passar por esses momentos de forma mais fácil.

Equilibrar a vida pessoal, profissional e familiar

O que fazer quando um dos aspectos da sua vida está pesando mais do que outro? Que tal parar para analisar os motivos disso estar acontecendo e traçar ações para diminuir o desiquilíbrio?

Melhorar sua imagem profissional e alavancar sua carreira

Você percebe que existem alguns comportamentos ou características suas que estão te impedindo de evoluir profissionalmente, mas tem dificuldade de mudar. O Coach pode ajudar a estabelecer o foco da mudança, motivando e dando apoio para que elas aconteçam.

Fortalecer sua identidade, valores e crenças.

Você conhece qual é a sua hierarquia de valores? Sabia que podemos ter crenças que impedem nosso crescimento pessoal e profissional? O Coaching ajuda a desvendar esses aspectos e potencializar seu desenvolvimento.

Descobrir sua missão de vida e alinhar sua carreira a ela.

Nada melhor do que trabalhar em algo que faz todo o sentido para você, mas você já sabe qual é a sua missão de vida? Existem ferramentas de Coaching que trabalham a identificação da sua missão de vida e possibilitam perceber se sua carreira está alinhada aos seus propósitos.

Mudar hábitos e comportamentos indesejados

Existem certos hábitos e comportamentos que impactam negativamente em nossas carreiras.

Já parou para pensar se você tem algo que está impedindo seu crescimento?

Perceber pontos fortes e pontos a serem melhorados

Às vezes, a rotina e correria do dia-a-dia não nos permitem parar para analisar no que somos bons e no que precisamos melhorar. Um processo de Coaching é aquele momento que investimos em nós mesmos.

Aprimorar a confiança e a autoestima

O autoconhecimento, a definição de objetivos claros para sua carreira e a clareza dos recursos que precisam ser desenvolvidos ajudam você a recuperar sua confiança e autoestima. Tudo isso pode ser trabalhado em um processo de Coaching.

Sentir-se totalmente realizado, bem-sucedido e equilibrado

Como seria investir um tempo para poder se sentir assim?

Conheça como um processo de Coaching pode ajudar na sua carreira.

Melhorar a gestão do tempo

Você sabia que existem técnicas que ajudam a fazer a gestão do seu tempo? E esse pode ser um dos focos a ser trabalhado com as ferramentas de Coaching.

Melhorar a gestão da sua equipe

Com o Coaching é possível adquirir novos comportamentos e competências, inclusive as ligadas às questões de Liderança.

Adquirir habilidades de comunicação e relacionamento eficazes

Não apenas através de treinamentos formais que podemos melhorar nossas habilidades. O Coaching pode ser mais eficaz nesses itens, pois trabalha com foco naquilo que realmente precisa ser aprimorado e estimula a mudança de comportamento no dia a dia.

Melhorar a capacidade para produzir resultados

Às vezes, produzimos pouco resultado pois estamos com falta de foco, problemas com gestão de tempo ou falta de habilidades específicas. E tudo isso pode ser trabalhado em Coaching.

Viu só quantas possibilidades?

E essas são apenas algumas delas. Está na dúvida se é Coaching que você precisa para você ou para alguém da sua equipe? Então, consulte o LigaJobs que tem profissionais gabaritados para conduzir processos com profissionais de nível técnico, especialistas e de gestão, sendo que atendemos pessoas físicas e jurídicas.

Consulte nosso site ligajobs.com.br ou entre em contato pelo email: [email protected]

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!