fbpx
Início Mercado Economia Construção civil projeta alta acima do PIB pelo terceiro ano consecutivo

Construção civil projeta alta acima do PIB pelo terceiro ano consecutivo

Mas a perspectiva deste ano é de uma redução no crescimento em comparação a 2022

0

Ana Carolina Diniz, O Globo – Depois do crescimento de 6,9% em 2022, o setor de Construção Civil projeta uma alta mais modesta este ano. Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a projeção é de 2,5%.

Mesmo com crescimento mais tímido, se confirmada a projeção do mercado financeiro para o PIB de 1.5%, será o terceiro ano consecutivo que o setor supera a economia nacional.

A redução de 2022 para 2023 começou a dar sinais no final do ano passado. Houve queda de 0,7% do PIB da Construção no 4º trimestre em relação ao 3º trimestre. A última vez que o setor apresentou queda na comparação de um trimestre em relação ao imediatamente anterior foi no período abril-maio-junho de 2020, ou seja, no início da pandemia no Brasil.

Para a CBIC, os resultados nos últimos dois anos devem-se ao ciclo de negócios imobiliários iniciado com a pandemia. Como o processo de produção do setor é longo (de dois a três anos), os reflexos positivos ainda são sentidos.

Altino Cristofoletti Junior, CEO e um dos fundadores da Casa do Construtor, há alguns sinais que desenham um cenário positivo este ano. O primeiro se refere ao fato de que a construção civil se mostra um segmento resiliente, sobretudo aquele ligado a pequenas obras e reparos.

– Outro ponto é que ainda há um grande estoque de obras de médio e grande porte em andamento, principalmente nas capitais e em cidades grandes de todo o País. Desta forma, prevemos que, diante de um cenário de pressão de custos, cada vez mais empreiteiras e construtoras darão preferência para o aluguel em detrimento à compra de equipamentos – explica ele, cuja franquia pretende abrir 10 unidades no estado do Rio de Janeiro, o que deve gerar um investimento da ordem de R$ 10 milhões.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!