fbpx
Início Mercado Economia Construção em queda no PIB mostra dificuldade de negócios com juros altos,...

Construção em queda no PIB mostra dificuldade de negócios com juros altos, diz CBIC

Na avaliação da economista da entidade Ieda Vasconcelos, a taxa de juros em patamar alto, atualmente em 13,75%, é o maior obstáculo

0

Rafael Vazquez, Valor Econômico – A queda de 0,8% da construção no primeiro trimestre, em relação ao trimestre anterior, reforça a preocupação da Câmara Brasileiro da Indústria da Construção (CBIC) com a dificuldade apresentada para renovar os negócios do setor. Na avaliação da economista da entidade Ieda Vasconcelos, a taxa de juros em patamar alto, atualmente em 13,75%, é o maior obstáculo.

“É uma queda em relação ao final do ano passado que já tinha registrado declínio no setor. É preocupante”, disse Ieda ao Valor. “O resultado mostra a dificuldade da construção de renovar o seu ciclo de negócios em função do alto patamar da taxa de juros. Temos manifestado essa preocupação desde o ano passado”.

A economista comenta que, no fim do ano passado, já havia revisado a previsão de crescimento da construção para 2023 de 2,5% para 2% e adianta que o resultado do primeiro trimestre vai incentivar uma nova revisão com viés de baixa.

“Os números positivos da construção na geração de empregos, por exemplo, se devem as vendas e lançamentos dos últimos dois anos. Mas os novos lançamentos caíram 30% nesse primeiro trimestre”, diz, acrescentando que a taxa de juros, no nível atual, é um entrave para o financiamento imobiliário.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!