fbpx
Início Mercado Economia Construção volta a se mostrar ligeiramente confiante

Construção volta a se mostrar ligeiramente confiante

Este foi o resultado da enquete da CNI, que mostrou expectativas otimistas

0

Rafael Marko, Sinduscon-SP – Os empresários da indústria da construção voltaram a ter ligeira confiança na evolução dos negócios do setor. É o que mostra o Índice de Confiança do Empresário (ICEI) da indústria da construção da CNI (Confederação Nacional da Indústria), que passou de 50 pontos em abril para 51,9 pontos em maio.

O indicador vai de 0 a 100, denotando confiança ou otimismo a partir de 50. Foram ouvidos executivos de 362 empresas, sendo 133 pequenas, 155 médias e 74 grandes, entre 2 e 10 de maio.

O Índice de Expectativas aumentou 2,8 pontos, atingindo 54,6 pontos. Já o Índice de Condições Atuais ficou em 46,5 pontos, indicando uma avaliação ligeiramente pessimista das condições atuais da empresa e da economia.

Expectativas em alta

Em maio, todos os índices de expectativas dos empresários da construção registram alta. O índice de expectativa em relação ao nível de atividade subiu 2,3 pontos, passando para 54,8 pontos. O índice de expectativa de novos empreendimentos e serviços apresentou aumento de 0,6 ponto e alcançou 53,5 pontos.

O índice de expectativa de compra de insumos e matérias-primas se elevou em 2,9 pontos, atingindo 55 pontos. O índice do número de empregados subiu 2,9 pontos, chegando a 54,7 pontos.

Intenção de investir

O índice de intenção de investimento da indústria da construção elevou-se em 5,6 pontos para 45,4 pontos. O resultado reverte a forte queda do mês anterior (5,5 pontos), mas ainda denota ligeiro pessimismo neste quesito.

Atividade estável

O índice de evolução do nível de atividade manteve-se praticamente estável, ao registrar ligeiro aumento de 0,2 ponto, permanecendo em 49,7 pontos – ainda abaixo dos 50 pontos da neutralidade.

Apesar de ficar inferior ao patamar registrado em abril de 2022 (50,1 pontos), o indicador de abril de 2023 é maior do que a sua média histórica para o mês (45 pontos). Isso significa que o desempenho do nível de atividade em abril de 2023 foi menos negativo que no mesmo mês de anos anteriores.

O índice de evolução do nível de número de empregados ficou em 50 pontos em abril, após aumento de 0,8 ponto frente ao mês anterior. Com isso, ele demonstra estabilidade do emprego no período. O resultado está acima da média para o mesmo mês em anos anteriores (44,4 pontos).

Utilização da capacidade

A Utilização da Capacidade Operacional (UCO) não apresentou variação na passagem de março para abril, mantendo-se em 66%. O resultado pode ser considerado positivo, pois está acima da UCO média para meses de abril (61,6%).

Ao longo de 2023, a UCO tem ficado praticamente estável. Com exceção de fevereiro, todos os demais meses do ano apresentaram o nível da UCO em 66%.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!