O avanço das atividades para produção de um Projeto de Segurança, na linha do tempo da construção civil nos faz chegar à Terceira Etapa, na qual ocorre a “Compra Técnica” dos recursos especificados na Etapa 2 – Projetos.
Nesse terceira fase, ocorrerá a preparação para o processo de licitação ou concorrência para fornecimento de produtos e serviços projetados de forma personalizada para o empreendimento, adotando as melhores práticas internacionais, por exemplo, as consagradas na certificação da gestão de projetos.
A aquisição de recursos técnico e tecnológicos obedecem às seguintes etapas: requisitos para participação na licitação, a equalização das propostas recebidas, homologação do fornecedor vitorioso, a contratação do fornecimento, o acompanhamento das fases de entrega e a aceitação final.
Temos como evidências os seguintes entregáveis:
– RFP – “Request For Proposal” – Requisitos para Propostas.
– Documentação para qualificação dos fornecedores – técnica, econômica e financeira.
– Minuta da Carta Convite.
– Plantas com disposição dos recursos técnicos e tecnológicos. Destaque para os definidos como entregues e instalados, como também os previstos em projeto, porém, fora do escopo de fornecimento pela Incorporadora/Construtora.
– Memorial Descritivo com especificações técnicas.
– Detalhamento das premissas técnicas para realização da instalação de toda a infraestrutura.
– Consolidação quantitativa dos recursos e infraestrutura estabelecidos no escopo da Incorporadora/Construtora.
Relatório das Equalizações
Ata das reuniões realizadas com objetivo de se estabelecer eventuais ajustes técnicos ao projeto base, considerando recomendações recebidas pelos participantes no período entre as visitas técnicas e análise de plantas do projeto conceitual.
Homologação do Fornecedor
Relatório Técnico de certificação (Due Dilligence), o qual assegurar, a partir de vistorias “in loco” e validação de documentos e dados fornecidos, que o vencedor da licitação atende aos indicadores mandatórios estabelecidos pela Incorporadora/Construtora.
Negociações Comerciais
Definição de valores e prazos estabelecidos entre a área de suprimentos da Incorporadora e a área comercial do fornecedor a ser contratado.
Anexo ao contrato cabe constar planificado o Cronograma Físico e Financeiro da fase de início até o termo de aceite da conclusão do processo de execução.
Contratação do Fornecimento
Documento formal expresso por contrato, contendo cláusulas denominadas como SLA – Service Level Agreement – Acordo do Nível de Serviços, passível de ônus e/ou bônus, conforme apuração do padrão de desempenho esperado, tolerado e inaceitável expressa em relatório produzido segundo periodicidade acordada entre as partes e o especialista em segurança que coordenará o acompanhamento da implementação dos trabalhos, vinculado ou independente do Cronograma Físico e Financeiro.
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