fbpx
Início Tendências Novo Hub de Inovação do Sinduscon é passo importante para a melhoria...

Novo Hub de Inovação do Sinduscon é passo importante para a melhoria do setor

0
sinduscon

O Sinduscon-SP divulgou o lançamento do programa iCon Hub durante o evento Construtech Conference, organizado pela StarSe. O iCon Hub tem como objetivo ser um espaço de inovação da construção civil com mais de 700m2, localizado na sede do Sinduscon-SP. Segue link para a matéria sobre o lançamento do programa: iCon Hub do Sinduscon-SP.

Mundo turbulento e mutante

Num mundo turbulento, com mudanças radicais cada vez mais rápidas no ambiente de negócios e dominado cada vez mais pelo mundo digital, novos padrões de comportamento e consumo baseados na comodidade e na facilidade das transações passam a prevalecer, em detrimento de modelos de negócios tradicionais, colocando em risco ou gerando o desaparecimento de alguns deles. Basta analisar as marcas mais valiosas do mundo (GoogleAppleAmazonMicrosoft e Facebook estão entre elas) e negócios relativamente recentes como Uber e Airbnb, para confirmarmos esta afirmação.

Empresas de Engenharia e Construção

A maior parte das empresas brasileiras de Engenharia e Construção, em decorrência de sua origem, são bastante tradicionalistas, e têm maior aptidão para a inovação e tecnologia quando este tema envolve ganhos de produtividade e qualidade nas atividades que são core para o seu negócio. Isso se aplica a processos, tais como o Building Information Modeling (BIM), ERP e Sistemas de Gestão e Controle de Projetos.

Inovação e tendências

Parece, portanto, mais do que acertada e relevante a iniciativa do Sinduscon-SP para acelerar a tecnologia e inovação no setor, bandeira defendida por nós da Mutual Engenharia e Construções. Já há uma boa quantidade de startups oxigenando negócios tradicionais com impacto significativo nos mercados mais conservadores, criando plataforma de serviços e ferramentas como Cubo Digital, provocando a interação e o compartilhamento de recursos, e colocando em marcha esta verdadeira revolução.

Outro bom exemplo é o do CTE/EnRedes que lançou a REDE Construção Digital com um grupo de empresas do setor da construção composto por incorporadoras, construtoras, projetistas, fabricantes de materiais e empresas fornecedoras de soluções digitais.

Ouvi outro dia de um amigo empresário…

“Se eu não for capaz de destruir e reconstruir o meu negócio, alguém fará isso por mim ou ele não sobreviverá”. Uma grande verdade!

Desta forma, a inovação e a criatividade, por meio de novos processos e padrões são um caminho importante para que as pequenas e médias empresas criem novos diferenciais competitivos e despertem o interesse de seus clientes pelo consumo de seus produtos e serviços se inserindo e se adaptando a um processo de demandas mutantes, onde novas necessidades e expectativas surgem com uma velocidade cada vez mais impressionante.

Nossa missão

Cabe a nós, empreendedores, executivos e dirigentes do setor, manter o foco na gestão, na capacidade de influenciar. Precisamos ser agentes de mudança em nosso ambiente de negócios e no setor em que atuamos.

O futuro é cada vez menos previsível e o grande desafio é criar uma cultura corporativa voltada para a rápida percepção das tendências e para explorar a criatividade e a capacidade de inovação em benefício da sobrevivência e do sucesso das nossas empresas!!!

Gostou deste artigo? Então curta, comente e compartilhe com sua rede!

Artigo anteriorSó resta investir em produtividade!
Próximo artigoComo é o processo de corrosão do aço no concreto?
Eng. Civil, MBA Executivo Internacional pela FIA/USP. Project Manager Professional (PMP) pelo PMI. Palestrante em congressos nacionais e internacionais (mais de 50 trabalhos publicados). Professor do Curso de Mestrado Profissional do IPT. Cursando Mestrado em Inovação na Construção pela POLI-USP Diretor Executivo/CEO em empresas nacionais e multinacionais no setor de Engenharia, Construção e Incorporação e na Indústria de Produtos para a Construção. Escrevo artigos sobre tecnologia, inovação e industrialização da construção para o Buildin, Construliga, C3 e Linkedin.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!