fbpx
Início Mercado Economia Venda em alta faz estoque de residências cair

Venda em alta faz estoque de residências cair

Nos 12 meses terminados em junho, foram vendidas 261.401 unidades novas em todo o País, número 34,4% maior que no período anterior

0

Notas & Informações, O Estado de S.Paulo. As vendas de imóveis continuam a crescer a um ritmo muito mais intenso do que o observado em outros segmentos da economia. Nos 12 meses terminados em junho, foram vendidas 261.401 unidades novas em todo o País, de acordo com balanço divulgado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic). Esse número é 34,4% maior do que o acumulado até junho do ano passado. Os lançamentos também crescem com bom ritmo. Nos 12 meses até junho, foram lançados 237.157 apartamentos e casas no País, com aumento de 23% sobre o total lançado nos 12 meses terminados em junho do ano passado.

Embora indicações claras do dinamismo de um segmento de grande impacto sobre diferentes setores da economia (cimento, aço e outros itens essenciais da indústria de construção) e sobre o nível de emprego, esses dois indicadores mostram um descompasso que não é recente. Há tempos as vendas crescem mais do que os lançamentos. A consequência óbvia é que o estoque do setor de construção civil de residências está encolhendo.

No fim do primeiro trimestre de 2020, por exemplo, a oferta final de unidades novas em todo o País alcançava 206.633 residências. Esse número vem caindo a cada trimestre. A indústria de construção fechou o primeiro trimestre deste ano com 184.282 unidades em estoque, número 10,8% menor do que o de um ano antes. No fim do segundo trimestre, tinha caído para 180.007, 2,3% menos do que o dos três meses anteriores.

“Estamos vendendo muito bem, não temos do que reclamar”, reconhece o presidente da Cbic, José Carlos Martins. “O mercado é comprador.”

Não há sinais de que o quadro possa se modificar nos próximos meses. Juros baixos para financiamentos de pessoas físicas, na faixa de 8% ao ano, continuam convidativos e não se espera alta espetacular até o fim do ano. “Não existe a expectativa do setor de que a taxa de juros, mesmo nos juros futuros, atinja dois dígitos”, segundo Martins.

Para ele, o que pode afetar o setor é o descasamento entre o preço do imóvel e o dos insumos. “Esse medo faz com que muitas empresas reduzam seus lançamentos e, assim, nosso mercado tende a acelerar os preços de venda na sequência”, avalia o presidente da Cbic. No ritmo atual de vendas, o estoque é suficiente para abastecer o mercado por 8,3 meses.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!