fbpx
Início Arquitetura Urbanismo Resiliência Urbana: ainda resta uma esperança

Resiliência Urbana: ainda resta uma esperança

0

A migração de pessoas para as cidades tem levado uma quantidade enorme de mudanças ao longo do curso da história humana.  Somos atualmente 7 bilhões de pessoas  vivendo no mundo, destas 55% moram em cidades, com uma tendência a aumentar.

Essa tendência não mostra sinais de abrandamento, e nós estamos provavelmente indo para um futuro onde as cidades acima de 20 milhões de pessoas serão bastante comuns (área urbana de São Paulo já está lá). Este fato irá criar todos os tipos de problemas na forma como as pessoas se movem, como eles são alimentados, como eles se comunicam, se reúnem, e onde vivem e trabalham. Sem novas tecnologias, estes problemas poderiam condenar o sucesso destas novas megalópoles e a felicidade das pessoas que vivem dentro delas. A Resiliência Urbana é a capacidade que uma cidade tem de resistir, absorver, adaptar-se e recuperar-se da exposição às ameaças, produzindo efeitos de maneira oportuna e eficiente, o que inclui a preservação e restauração de suas estruturas e funções básicas.

No século 19 – superlotação, saneamento, doenças infecciosas – deu origem a soluções que nós conhecemos atualmente: parques , códigos de construção, coleta de lixo e redes de ônibus ou metro.

Hoje, se faz necessário que administração pública faça uso da tecnologia a serviço da eficiência e da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, a conectividade através das redes de Wi-Fi e plataformas inteligentes certamente podem nos ajudar a resolver os desafios do século 21: o tráfego de veículos, a escassez de habitação e de adaptação às alterações climáticas. A Internet nos dá uma plataforma para melhorar a eficiência e aumentar a capacidade de fazer uma comunidade mais forte, com melhor utilização dos recursos. Um planejamento urbano responsável e sustentável precisa considerar a prevenção, a mitigação e a capacidade de regeneração das cidades, face aos eventos que as podem ameaçar. Os riscos, que podem ter causas naturais, tecnológicas ou sociais; ser previsíveis ou inesperados, ter consequências devastadoras ou locais. A Conectividade está no centro da solução para os problemas das “megalópoles” do nosso século. Uma cidade só irá prosperar se ela tiver acesso a uma rede que permita que dispositivos, serviços, veículos, pessoas e outras coisas possam se comunicar entre si e os sistemas de controle principais.

É fundamental que se criem agendas para repensar e redesenhar os modelos de políticas urbanas para que essas “megalópoles” que estão se formando, de maneira que sejam capazes de resistir a choques e a tensões naturais. É necessário que exista por parte da administração pública à vontade politica, para desenvolver planos de resiliência que correspondam às geografias individuais de cada cidade, dados demográficos, necessidades existentes de forma articulada. Definindo desta maneira os compromissos e medidas que devem ser assumidos pela sociedade civil e pelos governos municipais.

O Estado tem a função de planejar e gerir a cidade através de uma política urbana, sendo toda ela concentrada em ações que promovam o bem-estar de seus habitantes, seja nas pequenas cidades ou nas megalópoles do amanhã.

Artigo anteriorComo Escolher Materiais para Construção
Próximo artigoNORMA DE ALVENARIA ESTRUTURAL EM REVISÃO
Profissional voltado para área de negócios imobiliários, com sólida experiência de mais de 30 anos no Desenvolvimento do Produto Imobiliário, atuando no setor em nível regional e nacional, em empresas de significativa expressão no mercado. • Habilidade em gestão e concepção da filosofia organizacional na área de produto imobiliário, atuando no acompanhamento dos processos e definição de metodologia de atuação. • Habilidade na percepção e identificação de oportunidades de negócios (terrenos/glebas) e sua conseqüente viabilização, através de pesquisa de mercado, concepção do produto, estudos de viabilidade e estruturação financeira do negócio atendendo a parâmetros previamente definidos .

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!