Na nova versão da ISO 9001:2015, a alta direção terá seus papéis muito bem definidos. Isso porque esta versão traz requisitos para uma gestão voltada para “resultados” e alinhada com as necessidades do negócio e as expectativas das partes interessadas.
O objetivo da ISO – International Organization for Standardization, é assegurar que o SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade, garante que a organização pode cumprir o que foi prometido e acordado com o seu cliente, incluindo requisitos legais relacionados aos produtos e serviços.
Para atingir isso a alta direção terá que se envolver muito mais. E aí vem a grande pergunta! Como se dará este envolvimento?
– Garantindo que os processos do SGQ estão alinhados com o direcionamento estratégico e as necessidades do negócio;
– Garantindo que cada colaborador entenda seu papel, o papel da sua área e cumpra as entregas com as demais áreas – “foco no cliente interno”;
– Promovendo o uso do pensamento baseado nos riscos, antecipando possíveis problemas e tratando preventivamente;
– Garantindo a disponibilização dos recursos necessários;
– Mantendo uma comunicação efetiva sobre a importância e responsabilidade de todos em cumprir os requisitos dos processos e do produto em busca da conformidade;
– Garantindo que o SGQ alcance os resultados pretendidos;
– Engajando, liderando e apoiando as pessoas a contribuir para a eficácia;
– Promovendo a melhoria contínua;
– Desenvolvendo suas lideranças, para garantir que exerçam um efetivo papel de líder junto as suas áreas sendo o “exemplo” e “inspiração” para o time.