fbpx
Início Mercado Economia Consumo de aço da construção civil segue em queda na América Latina,...

Consumo de aço da construção civil segue em queda na América Latina, diz associação

Dados mais recentes da Alareco apontam que, por outro lado, setor industrial vem puxando a demanda pela matéria-prima

0

Os principais setores consumidores de aço apresentaram comportamento misto neste início de 2023, segundo dados mais recentes da Associação Latino-Americana do Aço (Alacero), entidade que reúne gigantes do setor na região, como ArcelorMittal e Gerdau (GGBR4).

O setor de construção segue sendo detrator no consumo de aço na América Latina. De acordo com a associação, o setor demandou 2,2% menos em janeiro, na comparação com igual período de 2022. Nos meses de novembro e dezembro, a atividade também apresentou retração próxima a 1%.

Por outro lado, o setor industrial apresentou consumo crescente, com alta de 5,3% no mesmo comparativo. O resultado foi puxado por empresas da Argentina e Peru, que apresentaram avanço de 6,3% e 1,1%, respectivamente. Neste sentido, o México, outra grande referência regional, desacelerou 2,7% no segmento.

Dentro da atividade industrial, a produção de máquinas consumiu 8,7% mais, com destaque para o Chile, que cresceu 12,5% no comparativo anual. A fabricação de eletrodomésticos na região  retomou fôlego após 17 meses de retração, impulsionado por um crescimento de 19,2% vindo da Argentina.

Ao todo, o consumo de aço na América Latina foi de 6,2 milhões de toneladas em janeiro, 8,4% mais em relação ao mesmo mês do ano passado. As importações totalizaram 1,9 milhão de toneladas, queda de 13,3%, com a exportação de 607 mil toneladas, recuo de 34,7%.

Vale ressaltar que o consumo de aço é considerado uma proxy importante da atividade econômica. Quando as economias estão acelerando, a tendência de maior demanda pelo produto, essencial na atividade industrial e de construção. Por outro lado, um consumo retraído pode antecipar um sinal de recessão em algum país ou região.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!