fbpx
Início Gestão Cuidados ao projetar os acessos de pessoas e veículos nos condomínios residenciais

Cuidados ao projetar os acessos de pessoas e veículos nos condomínios residenciais

Princípio básico: permitir entrada em condomínios residenciais apenas aos que possuem permissão de acesso

0
Portaria é um termo em extinção. Passará a ser reconhecida como central multisserviços ou título similar. Sempre mantendo o princípio de ser um ambiente seguro e controlado por processos automatizados e apoio humano de atendimento aos moradores (Concierges) de condomínios residenciais.

Invariavelmente nas avaliações de segurança em condomínios residenciais apresentam, dentre as mais diversas recomendações de melhorias nos sistemas de segurança, vimos obrigados a apresentar alterações de leiaute tanto nos locais onde são realizados os controles de acesso para pedestres e veículos. Condição que desagrada, em muito, principalmente aos investidores e novos proprietários de empreendimentos recém lançados.

Conflitos entre Investidor, Construtora e Proprietários recebem temperos ainda mais “apimentados” quando as reformas implicam em demolição de acabamentos nobres, aplicados em pisos, paredes e desmonte de forros. Isto quando tudo já estava pronto, acabado e entregue.

Críticas acabam recaindo sobre arquitetos e engenheiros, por deixarem de aplicar meios que passaram a ser considerados básicos nos últimos anos. Tais críticos desconhecem o fato de que, entre o projeto e a primeira assembleia geral, há um significativo lapso temporal de alguns anos. Tempo suficiente para alterar soluções tecnológicas e mesmo o perfil dos usuários. Um exemplo, dos últimos 3 anos, o crescente volume de entregas delivery, das compras pela Internet, do uso de aplicativos móveis, dentre tantas outras “novidades”.

Cabe destacar, contudo, alguns princípios e conceitos considerados como basilares aplicados nos acessos de pessoas e veículos em condomínios residenciais, quais sejam:

  1. Todos os acessos devem ser controlados. Neste grupo estão os acessos de serviços, acesso de visitantes e acesso de moradores.
  • Maior o número de acessos: maiores serão os investimentos em infraestrutura, tecnologia e despesas pós implantações.
  • Separação e/ou acessos diferenciados entre: moradores, visitantes; entre prestadores de serviços previamente autorizados daqueles que serão autorizados no momento da chegada ao empreendimento. Para que venha ser realizado o efetivo controle, com comodidade aos moradores.
  • Premissas de acesso devem ser estabelecidas para recepção e controle de: oficiais de justiça, atendimentos médicos de urgência, veículos e operações de mudanças, medidores de consumo de concessionárias públicas, carga e descarga de materiais e equipamentos de obras, área para depósito de compras delivery ou via Internet, entregas de supermercados, dentre outros.
  • Portaria é um termo em extinção. Passará a ser reconhecida como central multisserviços ou título similar. Sempre mantendo o princípio de ser um ambiente seguro e controlado por processos automatizados e apoio humano de atendimento aos moradores (Concierges) de condomínios residenciais.
  • Tecnologia: As barreiras apresentam a maior transparência possível (uso de vidros ou recursos similares), uso de aplicativos em celulares, crescente uso de recursos biométricos – sem contato com qualquer parte do corpo humano, uso intensivo de câmeras, muitas das quais com inteligência embarcada, inteligência artificial, Deep e Machine Learning, com compromisso de integrar tudo.
  • Barreiras: É ideal que em todos condomínios residenciais o processo de controle ocorra em ambiente com separação de corpos, evitando o acesso indevido por meio de dupla barreira, conhecidas por clausuras de pedestres e veículos, ou por meio de catracas altas – ideal, também conhecidas por portas giratórias. Com especial cuidado na área de garagem / estacionamento, pois os acompanhantes do veículo, acessam a área de elevadores e escadas de emergência, sem terem sido controlados.

Conte com especialistas

Tomadas essas providências, não quis esperar mais tempo para pôr seus planos em prática, incitando-o a falta que pensava que fazia no mundo com sua demora, por causa das afrontas que queria reparar, erros que corrigir, injustiças que emendar, abusos que sanar e dívidas que cobrar.

Para colocar contribuir, desde o projeto ou ainda antes de ser contextualizado, com acessos seguros e sem retrabalho, sem perdas para investidores e fidelização de compradores, clique aqui e fale com nossos especialistas. Estão prontos para oferecer a melhor assessoria em Segurança Condominial, para arquitetos e construtoras.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!