fbpx
Início Mercado Economia Currículos de engenharia civil e arquitetura: o que nunca te contaram

Currículos de engenharia civil e arquitetura: o que nunca te contaram

O LigaJobs é uma empresa especializada em recrutar e selecionar profissionais para a Construção Civil e os consultores da equipe leem diariamente centenas de currículos e percebemos erros frequentes na elaboração dos textos de grande parte dos profissionais

0

Todo mundo já sabe que qualquer currículo tem que ter dados pessoais, histórico profissional e formação acadêmica, mas quem atua na área de Engenharia Civil e Arquitetura tem de incluir conhecimentos específicos da sua área de atuação.

O LigaJobs é uma empresa especializada em recrutar e selecionar profissionais para a Construção Civil e os consultores da equipe leem diariamente centenas de currículos e percebemos erros frequentes na elaboração dos textos de grande parte dos profissionais.

Isso faz com que a quantidade de currículos descartados pela falta de certas informações seja enorme.

Por isso, veja quatro dicas que vão ajudar os profissionais da Arquitetura e Engenharia Civil a fazer um currículo campeão para conseguir sucesso nos processos seletivos para vagas do segmento da construção civil.

Especifique o tipo de obra ou projeto que trabalhou

Construir ou projetar uma casa é muito diferente de construir ou projetar um prédio. E o que dirá sobre uma indústria, uma estrada, uma ponte ou uma loja de varejo. São níveis de complexidade completamente diferentes.

Você pode pensar: “Ah! Mas um arquiteto e um engenheiro civil é capaz de fazer qualquer tipo de projeto ou obra!”

Só que não é o que os requisitantes pensam… Cada tipo de projeto exige conhecimentos e habilidades específicas e o requisitante sempre define no perfil da vaga a sua preferência ou necessidade.

Aproveite o texto da descrição das suas atribuições em cada empresa ou o espaço do resumo das qualificações para listar qual o tipo de projeto ou obra que você já fez.

Vale usar só palavras-chave (por exemplo: obras ou projetos de casas, prédios residenciais, industriais, barragens, etc.) ou faça uma lista dos trabalhos que você executou com algumas poucas das características da obra.

Descreva qual a sua área de especialidade

A Arquitetura e Engenharia Civil tem uma grande diversidade de atividades e dificilmente um profissional é um expert em todas elas.

Por isso, descreva no texto do seu CV quais são suas especialidades, quais atividades da sua profissão você teve mais experiência. 

Se você é um Arquiteto(a), escreva se você é especialista em elaboração de projetos ou em execução de obras. Se for de projetos, de qual fase? Estudo preliminares, anteprojeto, projeto legal, projeto executivo? Ou você é fera em coordenação e compatibilização de projetos?

Agora se você é um Engenheiro(a), o que você mais fez na sua carreira? Acompanhamento de execução de obra? Planejamento ou controle de custo? Orçamento? Acompanhar obra como fiscal e como responsável pela execução são tarefas diferentes. Importante especificar…

Ah, sim! Engenheiros e engenheiras também podem projetar… Você tem essa expertise? Só faz isso ou é uma atividade paralela a execução de obras? Ótimo! Não deixe de especificar. Além, disso, descreva quais disciplinas de projeto você tem experiência: elétrica, hidráulica, cálculo estrutural ou de fundações.

Lembrando que projetar para uma casa tem complexidade e conhecimentos diferentes do que para um prédio, uma ponte etc. Não deixe de especificar isso também, como já foi dito antes.

Liste os softwares técnicos que conhece

As duas profissões utilizam softwares específicos e muitas vezes a proficiência em operar esses programas é a atividade mais importante exigida pela vaga.

Por isso, sempre liste quais programas você tem experiência e em que nível de conhecimento, por exemplo se é básico, intermediário ou avançado.

Excel, MS Project, TQS, Autocad, Revit, Archicad são os softwares mais comumente exigidos. Mas cuidado! Não use as logomarcas dos programas sem especificar os nomes deles também. Pode até ficar bonito visualmente, mas não vai te ajudar muito.

Logos são imagens e não podem ser lidos pelos filtros por palavras-chave. Além disso, o CV pode ser visto inicialmente por alguém de RH, por exemplo, que pode não reconhecer que aquele logo é do programa que foi exigido pelo requisitante e lá vai seu CV para a pilha dos descartados…

Use os textos das descrições das vagas

Está na dúvida em relação a quais termos usar no seu currículo? Seus problemas acabaram!!! Use as descrições de vagas que você quer se candidatar para te ajudar a escolher as palavras certas.

Quando um anúncio de vaga é elaborado, o requisitante lista tudo o que ele quer encontrar no profissional ideal para a aquela necessidade. Por isso a dica de ouro é usar os mesmos termos que aparecem nas vagas no seu CV.

Já reparou que muitos termos se repetem nas descrições das vagas? Então, são esses termos que tem que aparecer no seu currículo também.

Com isso, você consegue ser selecionado tanto através das triagens automáticas feitos pelos filtros das plataformas de recebimento de CVs como pela leitura feita pelo RH ou mesmo pelo gestor da vaga.

As plataformas são inteligentes, mas desde que encontrem as mesmas palavras que foram programadas para procurar. As palavras têm que estar escritas da mesma forma que plataforma aprendeu a ler. Uma letra diferente, o sistema não vai te encontrar.

Gostou das dicas?

Caso ainda precise de ajuda profissional para refazer o seu currículo, conheça o serviço de Apoio à Recolocação do LigaJobs.

Consulte nosso site www.ligajobs.com.br ou entre em contato aqui.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!