fbpx
Início Gestão Felicidade no trabalho e na vida faz sim prosperar

Felicidade no trabalho e na vida faz sim prosperar

Descubra como trazer felicidade para o seu trabalho com quatro dicas importantes para exercitar diariamente

0
O tempo no trabalho e na vida é precioso e nossa capacidade de inteligência altamente performática traz felicidade e tudo aquilo que nos afasta do que estrategicamente é o bom e o bem são bobagens vaidosas.

Uma árvore fecunda, que gera e produz excelentes frutos no menor tempo possível, é o resultado de um conjunto de coisas favoráveis, tais como sabemos: um bom solo, espaço disponível, boas condições climáticas e acima de tudo, a colaboração de todos em seu entorno para que não a impeçam de ser quem é, através da sua única e própria capacidade performática do que nasceu para fazer, com louvor, para usufruto alheio. Uma árvore fecunda, que serve, é linda, é feliz. Não sei vocês, mas eu, quando vejo uma árvore brutalmente podada, restrita, improdutiva, ressecada, queimada, fraca e impossibilitada de ser quem veio ser, sinto sua tristeza. A tristeza mora na incapacidade do ser.

A inteligência observada na natureza é um espelho para nós. Nós somos como as árvores. Se as condições do entorno não nos permitem ser quem somos e não favorece o exercício de nossos talentos, se o ambiente nos oprime e não nos reconhece em nossos dons, a felicidade não coexiste. E, sem felicidade não há alta performance, não há prosperidade e nem abundância de recursos para todos os envolvidos.

1º ponto importante

A prática da felicidade é uma via de mão dupla. Se favoreço a felicidade do outro, tenho o privilégio de saciar seus lindos frutos e saciando os bons frutos, tenho forças, alegria e motivos para gerar meus próprios frutos. A elegância do respeito, da gentileza e do favorecimento do que há de melhor do fluir do outro, o exercício do dar e receber em alta conta, traz felicidade. Você, no seu trabalho e/ou na vida, como tem favorecido a felicidade das pessoas que convive enquanto você trabalha e vive?

Se convivo com uma árvore figueira para todos os dias lhe dizer que seria fantástico vê-la produzindo maçãs, por ser para mim a fruta mais gostosa do mundo, exerço poderes para sangrá-la aos poucos, dia a dia, e nesta tristeza fico sem figos e sem maçãs. Se quero maçãs, tudo bem, providencio a macieira e ofereço e libero a figueira ou os figos, sem diminui-los, para quem os aprecia.

2º ponto importante

Temos todos liberdade de preferências e nossas escolhas não precisam anular as preferências do outro, tudo pode coexistir de maneira harmônica. Para bem conviver com as pessoas não é fundamental que tenhamos idênticas escolhas. Não é preciso combater o outro porque o outro é diferente. As diferenças não são ameaças. Saber observar e apreciar as diferenças gera felicidade e auto permissão para ser quem somos, merecidamente do jeitinho que somos. Você, no seu trabalho e/ou na vida, enxerga as diferenças com curiosidade, leveza e por isto também se sente pertencendo e valioso, como uma peça única de outras únicas na mesma engrenagem?

Respeitar as diferenças com alegria e favorecer a felicidade do outro são itens que por si só já nos trazem um sorriso amoroso no rosto e sorrir, você sabe, dispara química e automaticamente os hormônios da felicidade em nosso sistema corpo, mente e espirito e, nessa paz de espirito, sentimos amor. Amor próprio, amor pelo outro, amor ao trabalho, amor a vida. Vale a pena e faz sentido viver assim… felizes e sabedores que todos tem um papel no mundo e que cada um é responsável pelo seu papel. As críticas e os julgamentos são só um desvio de conduta que distrai daquilo que realmente deve ser feito. A vitimização também. Ao criticar, julgar e vitimizar paralisamos tudo aquilo de bom que nos espera fazer.

Destaco um ponto de atenção: fazer pelo outro não é favorecer o outro, fazer pelo outro pode significar que critico e julgo o outro e que não acredito que o outro pode fazer por si mesmo. Fazer pelo outro é colocar-se com poder e superioridade com a intenção de controlar tudo e me sentir mais poderoso, maior e o outro menor, diminuido. Cada um fazendo o que veio fazer em um ambiente onde todos favorecem a cada um exercer seus papéis e responsabilidades traz a força do conjunto e é na força do time que os resultados que geram felicidade acontecem.

Se quero sempre ser maior que o outro, diminuo o outro mesmo quando me coloco servil ao outro. Se inconscientemente escolho pessoas para ter por perto para constantemente garantir que sou mais e que nada preciso trocar ou receber não colaboro para um sistema que vive bem-estar e progressos. Na vida há espaço para todos conquistarem tudo aquilo que é bom para si e para o próximo. O melhor do outro não irá eliminar o melhor de nós! Somos diferentes com objetivos em comum: Sermos prósperos e felizes!

3º ponto importante

Toda vez que os resultados do seu viver, no dia a dia, não estiverem produzindo tudo aquilo que você admira e almeja viver e/ou tudo aquilo que se comprometeu entregar, certifique-se se seus pensamentos, sentimentos, falas, discursos e ações não estão voltando para aquilo que te afasta dos seus objetivos. Pergunte-se: Isto que estou pensando me leva ao que objetivo entregar? Isto que estou sentindo me ajuda a realizar o que espero e me comprometi entregar? Isto que estou falando ou fazendo está coerente com o que sou e com o que quero ser?

O tempo no trabalho e na vida é precioso e nossa capacidade de inteligência altamente performática traz felicidade e tudo aquilo que nos afasta do que estrategicamente é o bom e o bem são bobagens vaidosas. Livre-se delas todo dia e cada dia mais. Nossa forma de pensar, sentir, falar e agir pode ser reeducada e só depende do desejo e do treino.

Por motivos altamente compreensivos, o ser humano, ao longo dos tempos, associou o sentido do trabalho e o sentido da vida ao sacrifício, ao esforço desmedido, à luta, ao combate. Talvez porque nos primórdios, usando forças físicas, correndo, atacando, gritando, se defendendo e intimidando vítimas na lida da caça para sobreviver éramos ainda desprovidos da capacidade elevada e sutil dos valores e virtudes de caráter como humildade, amor, gratidão, generosidade, compaixão, por pura contingência. Se hoje, com as possibilidades ampliadas e com gratidão a tudo como foi porque nos trouxe ao que hoje nos é privilégio, pensarmos em trabalho e vida como autorrealização e não como fardo, ganhamos saúdes e felicidade.

4º ponto importante

Treine diariamente suas virtudes no trabalho e na vida. Encontre em cada pensar, sentir, falar e agir um propósito de realização. Explore e busque o exercício das forças de caráter e receba cada desafio como uma possibilidade de imprimir a sua marca no mundo com a beleza, a satisfação e o orgulho de ser quem você é. Você tem um papel no mundo e pode exerce-lo lindamente através das suas forças. Ir trabalhar, acordar para viver a vida todos os dias, com foco no que não pode acontecer não traz felicidade. Você, no seu dia a dia, recheia seu ser com as coisas maravilhosas que podem chegar até você? Suas ações são um fluxo de atividades sequenciais fecundas que levam você, os seus e o mundo para um lugar melhor?

Aristóteles defendia que a felicidade é a finalidade das ações humanas, bem como é o maior bem desejado pelos homens. Ele também defendia que o bem é aquilo que todas as coisas tendem no mundo. Para Platão, principal discípulo de Sócrates, que considerava que todas as coisas tinham uma função, uma alma feliz era aquela que exercia o bem, o justo, o virtuoso. Podemos concluir que felicidade está no dever cumprido e na prática do bem através do exercício diário das capacidades de um bom caráter.

Se a cada dia exercitarmos ainda mais os valores de caráter, aqueles modus operandi que nossa família ou empresa enchem o peito para declarar valia nos comportamentos declarados de outrem que chegaram a conquistas e vitórias, a felicidade habitará em nós e colaboraremos contaminando outros com o mesmo elixir que tanto faz prosperar.

Se você gostou deste artigo, curta, compartilhe, comente. Deixe aqui seu recado, sua história, sua forma de pensar e sentir o trabalho e a vida! Adoraremos receber e multiplicar suas palavras em forma de felicidade!

Artigo anteriorDesigual, recuperação do mercado imobiliário se concentra no Sudeste
Próximo artigoPontes famosas pelo mundo
Formada em Engenharia Civil com especialização em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo. É Técnica em Edificações pela Escola Técnica Federal de São Paulo. Fez o Programa de Desenvolvimento de Executivos (PDE) na Fundação Dom Cabral, em Minas Gerais, Matemática Aplicada a Vida e Gestão de Projetos no PMI. Possui formaçôes e certificações internacionais em Coaching, Meta Coaching (ACMC) e Practitioner of Meta-States - AGP (Acessando o seu Gênio Pessoal) - Coaching Genius (ISNS) - Neurossemântica. Formou-se também em Constelação Sistêmica Empresarial e de Vida, Hipnoterapia, Feng Shui e em auditorias de Sistemas de Gestão Integrado - Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança de acordo com as normas internacionais ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e com o PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat).

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!