fbpx
Início Gestão Planejamento e Gestão de Obra ISO 9001: 2015 – Saiba mais sobre a última versão da...

ISO 9001: 2015 – Saiba mais sobre a última versão da certificação.

0

A nova versão da ISO 9001:2015 foi publicada em 30/09/2015. Foram três anos de dedicação de especialistas de cerca de 95 países, além de participantes e observadores, que se dedicaram arduamente para idealizar uma Norma que atenda às exigências atuais do mercado.

Esta importante Norma internacional, apresenta requisitos para que uma organização implemente um SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade. No mundo são mais de 1,1 milhões de certificados emitidos ISO 9001.

Na opinião da consultora em gestão de processos e pessoas da L. Antunes Consultoria, Lucedile Antunes, através da nova abordagem da ISO 9001:2015, haverá uma seleção natural das empresas certificadas no mercado.

Existem basicamente 3 grupos de empresas:

tabela

“A edição 2015 apresenta alterações substanciais e é muito orientada para o desempenho, com foco em “resultados”.

Segundo Lucedile Antunes, os processos do sistema de gestão agora deverão ser modelados para atender as necessidades do negócio, através da análise do contexto da organização e necessidades e expectativas das diversas partes interessadas.

“Com foco em processos nesta versão, a organização necessitará identificar os riscos e oportunidades e gerenciá-los, para oferecer garantia de que o SGQ pode atingir os resultados esperados”.

A versão tão esperada é agora realidade. O mundo mudou e as organizações devem reinventar sua abordagem para o desempenho. Esta versão ajudará as empresas a elevar o nível de maturidade da gestão.

Face às mudanças relevantes, as empresas terão 3 anos para se adequarem aos requisitos desta nova versão.

Lucedile Antunes esteve muito envolvida e acompanhou de perto todo o processo de revisão desta Norma internacional, e já vem incorporando nos seus projetos de consultoria que são focados no desenvolvimento dos processos e pessoas, o gerenciamento de riscos e oportunidades, processos x pessoas x resultados planejados, conhecimento organizacional, cultura do aprendizado, entre outros.

Artigo anteriorConstruliga – Regras do Concurso “Sou Mais Ligado”
Próximo artigoÉ Legal contratar um Projeto de Forma de Madeira?
Engenheira Civil pela FEI com pós-graduações nas áreas de gestão ambiental (FEI), responsabilidade social (USP) e gestão para excelência do desempenho (FGV), excelência em gestão de pessoas (Disney Institute), empreendedorismo (Endeavor), andragogia (Secovi), mapeamento de processos (FPNQ). Auditora líder de certificadoras internacionais (LRQA e DNV GL), nas normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e PBQP-H totalizando desde então, mais de 800 auditorias realizadas em sistemas de gestão, para organizações de diversos segmentos e portes, permitindo desta forma uma visão ampla de processos e melhores práticas. Consultora em processos e pessoas e Instrutora da L. Antunes Consultoria em diversos treinamentos comportamentais e de gestão empresarial, Instrutora do Sinduscon-SP, Coach Executiva e Life Coach formada pelo ICI – Integrated Coaching Institute com credenciamento ACC pela ICF – International Coach Federation, Autora de artigos sobre gestão e Voluntária na Junior Achievement no programa mini empresas que tem como objetivo, despertar o espírito empreendedor nos jovens.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!