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Conheça 4 obras construídas com o uso de aditivos e adições

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Conheça 4 obras construídas com o uso de aditivos e adições

Para demonstrar como o uso de aditivos e adições em grandes empreendimentos pode ser o diferencial para a viabilização de edifícios, o Blog da ConstruLiga separou quatro obras construídas a partir do emprego desses produtos. Confira!

Centro Empresarial Nações Unidas: aditivo nas grandes obras

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Desde a metade do século passado o uso de aditivos e adições vem sendo considerado um dos principais pilares para que a construção civil consiga erguer prédios antes impensáveis de concreto.

No Brasil, um exemplo do uso desse material é a Torre Norte do Centro Empresarial Nações Unidas, edifício localizado em São Paulo, que se impõe aos seus vizinhos arranha-céus ostentando 158 m de altura, divididos em 35 pavimentos.

Com tamanha imponência nas medidas a obra exigiu soluções arrojadas nas fundações. Como praticamente todas as cargas (62 mil t) se concentram no núcleo, foi necessária a execução de um enorme bloco central de concreto para receber e transferir os esforços para o solo.

No entanto, para que o concreto resistisse, era fundamental contar com a presença de aditivos e adições, visto que ambas as substâncias reduzem a porosidade e a permeabilidade do concreto, tornando as estruturas elaboradas com este tipo de produtos, mais resistentes ao ataque de agentes agressivos tais como cloretos, sulfatos, dióxido de carbono e maresia, além de viabilizar o projeto da obra como um todo.

No total, a estrutura toda da Torre Norte utilizou 28 mil m³ de concreto, com pilares de 50 MPa e lajes e vigas de 35 MPa.

 

Complexo Turístico Costa do Sauípe: adições contra a maresia

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Outro exemplo do uso de aditivos de concreto em grandes obras é a construção do Complexo Turístico Costa do Sauípe, localizado a 70 km do Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães, em Salvador (BA).

O Complexo tem 5 hotéis de alto padrão, 6 pousadas e um centro comercial e de entretenimento numa área de 150 mil m2 ecologicamente protegida. O concreto aditivado foi utilizado em 100% do concreto estrutural da obra, perfazendo um total d 75 mil m3 entre estruturas convencionais, pré-moldados, argamassas especiais e outros.

No caso dessa obra, a atmosfera marinha extremamente forte do local e atuante nas estruturas levou à utilização de adição sílica ativa no concreto para garantir níveis de porosidade compatíveis com o ambiente e fibra de polipropileno para minimizar a retração hidráulica do concreto.

 

Ponte Akashi-Kaikyo: a combinação entre o concreto e os aditivos

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Inaugurada em 1998 no Japão, a ponte Akashi-Kaikyo é uma obra imponente de engenharia e uma das pontes mais conhecidas no mundo. Localizada no estreito de Akashi entre a cidade de Kobe e a ilha Awaji, esta ponte demorou 10 anos a ser construída, tendo mesmo resistido a um sismo durante a sua execução, em 2005, que provocou um aumento de distância entre os seus pilares no valor de 1 metro.

Para que a obra fosse consolidada foi necessário o uso de 290.000 m3 de concreto auto-adensável, material composto com grande variedade de aditivos superplastificantes, que proporcionaram maior facilidade de bombeamento, excelente homogeneidade, resistência e durabilidade, na estrutura da ponte.

O local onde a ponte foi construída tem profundidades de 100 metros e correntes de 14Km/h, que por vezes atingem os 290Km/h. Esta ponte tem um comprimento de 3911 metros, no entanto é o seu vão central que merece o maior destaque. Esse vão ainda detém o recorde mundial do maior tabuleiro suspenso de uma ponte do mundo, mais concretamente com 1991 metros de comprimento.

 

Metrô de Santiago

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O sistema de metrô de Santiago, capital do Chile, está em operação com 60 quilômetros de extensão e cinco linhas, conforme projeto concebido em 1968, e remodelado com as conexões provenientes da Linha 4, inaugurada em 2005.

Entretanto, para que a Linha 4 fosse construída de modo a evitar os transtornos das obras a céu aberto, das interrupções do trânsito e das alterações da vida urbana, foi utilizado um novo método construtivo de túneis (NATM) nas escavações e escoramentos, com concreto projetado por via úmida de alta resistência inicial que contém na sua formulação, a sílica ativa Silmix, aditivo utilizado para garantir esse tipo de efeito.

O sistema que consiste na aplicação dos componentes do concreto, transportados por ar comprimido (fluxo diluído) ou por meio de bombeamento (fluxo denso), até a boca de saída, permitiu o incremento das resistências finais do projeto, além de ter diminuído o índice de reflexão da obra e ter melhorado as condições de bombeamento do concreto.

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